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Mito: Ouvir Mozart vai fazer você mais esperto.

Este mito foi popularizado por um experimento publicado na Nature em 1993 pela Universidade da Califórnia em Irvine. Neste estudo, eles tinham 36 alunos ouvir 10 minutos de Mozart antes de fazer um teste de QI espacial. Sua alegação era que esse aumento do QI espacial dos alunos, uma média de cerca de 8 pontos, devido ao aumento do desempenho em tipos específicos de tarefas espaço-temporais.

Especificamente, em seu estudo, Rauscher, Shaw e Ky, deu aos participantes um dos três testes-padrão relativas raciocínio espacial abstrata. Os indivíduos foram expostos a três condições de escuta: silêncio, não Mozart música relaxante, e uma sonata de Mozart. Utilizando o teste de QI Stanford-Binet, afirmaram que ouvir Mozart impulsionou a assuntos QI espacial da temporariamente por 8-9 pontos sobre as outras duas condições de escuta.

Existem alguns problemas com a forma como este foi girado pelos meios de comunicação. Primeiro, os pesquisadores afirmam apenas que parecia aumentar as capacidades do sujeito em certas tarefas espaço-temporais. Eles nunca disse nada sobre o aumento de capacidade em qualquer outro lugar ou no QI geral de uma pessoa, como o seu trabalho foi apenas sobre os efeitos do Mozart no raciocínio espacial-temporal. A mídia, claro, começou a soprar esses resultados fora de proporção e dizer que este estudo mostrou que ouvir Mozart faz você mais inteligente, em geral, não apenas a respeito de tarefas espaciais.

Um outro problema com a mídia e companhia, como o retrato de Genius bebê disso é que os resultados só mostraram um aumento no QI por cerca de 15 minutos. Não há nenhuma pesquisa até o momento que mostra a ouvir Mozart, ou qualquer outra música, pode aumentar o QI de forma permanente.

Agora, para os problemas com o estudo em si real e os seus resultados. Primeiro, eles usaram uma muito pequena tamanho da amostra deste estudo. Isso deve ser de imediato a primeira bandeira de advertência que se deve esperar por mais pesquisas sobre o assunto antes de tirar conclusões ou tomar os resultados como fato. Quando você está lidando com pequenas amostras-tamanhos, filtrando o ruído do que está realmente acontecendo é impossível na maioria dos casos.

Com isso em mente, ao que parece, outros pesquisadores têm tido pouco sucesso em replicar os resultados originais. Vários projetos de pesquisa ter executado o mesmo estudo exato, usando os mesmos métodos e implementação do experimento exatas e encontrou nenhuma evidência de qualquer "efeito Mozart". No entanto, alguns outros têm encontrado alguma evidência de um "efeito Mozart". Então o que está acontecendo aqui?

Uma equipe de pesquisadores, em 1999, formado por Chistopher F. Chabris, Kenneth M. Steele et. al., concluiu, sobre o Efeito Mozart mítico, que "qualquer melhoria cognitiva é pequeno e não reflete nenhuma mudança no QI ou capacidade de raciocínio em geral, mas em vez deriva inteiramente de desempenho em um tipo específico de tarefa cognitiva e tem um neuropsicológica simples explicação, chamado de "gozo excitação '."

"Excitação Prazer" significa simplesmente que, se você está se divertindo, até certo ponto, você terá melhor desempenho em certas tarefas que são dadas. Na mesma nota, outro estudo mostrou que ouvir Mozart só impulsionou o desempenho em tarefas espaço-temporais nos indivíduos que gostam de ouvir Mozart, o que explicaria os resultados aparentemente aleatórios vários projetos de pesquisa vieram acima com relação a este assunto. Para demonstrar ainda mais que a causa era "gozo excitação" e não Mozart, os pesquisadores ler trechos de romances de Stephen King para os assuntos enquanto eles realizavam suas tarefas. Os assuntos que gostava de romances de Stephen King mostrou um aumento na sua capacidade de realizar as tarefas que foram dadas no mesmo nível de impulso como os assuntos "Efeito Mozart". Aqueles que não gostava de romances de Stephen King não mostrou nenhum impulso, semelhante aos que não gostava de Mozart música.

Mais pesquisas por William Forde Thompson, Gabriela Husain, e Glenn Schellenberg, em 2001, também apoiado esta reivindicação. Em seu estudo, eles tinham assuntos avaliar seu humor e níveis de energia ao fazer as tarefas espaciais específicas. Ao ouvir otimista peças de Mozart, muitos dos indivíduos relataram seu humor e níveis de energia aumentaram. Aqueles estudantes que relataram que o aumento também marcou melhor durante este tempo. Eles também foram testados com uma peça mais deprimente de música tocando. Não surpreendentemente, o humor do aluno e os níveis de energia desceu e assim faziam seus resultados. Uma vez que os resultados foram calibrados com humor e níveis de energia, verificou-se que era o humor e níveis de energia, e não a música, que foi estimulando o aumento dos resultados. Assim, parece que os resultados são inteiramente baseado em se o sujeito gosta de Mozart ou o que é que eles estão ouvindo enquanto está sendo testada, se a música, ou simplesmente alguém lendo um romance Steven King para eles.

Então, no final, o dinheiro gasto em produtos como a maior parte da linha do gênio do bebê, ou algo semelhante, por estados e pais seria muito melhor gasto em aulas de música para crianças, há uma grande quantidade de pesquisa que mostra de forma conclusiva aulas de música, em particular para crianças (quanto mais jovem o melhor), melhora a sua capacidade de concentração; ajuda a sua auto-confiança, ajuda a sua coordenação, e parece aumentar a sua inteligência, bem como, entre outros benefícios positivos de desenvolvimento para o cérebro. Além disso, o aumento é significativamente maior do que até mesmo o mais otimista das reivindicações "Efeito Mozart". E o melhor de tudo, esses efeitos parecem durar anos, alguns deles para toda a vida do indivíduo e as melhorias não são sutis. Na verdade, um experimento mostrou que mesmo apenas oito meses no valor de aulas regulares de piano em idade pré-escolar vai aumentar seu QI raciocínio espacial, em média, cerca de 50%. Isso não é mesmo incluindo todos os outros benefícios, que só está falando sobre o aumento de raciocínio espacial.

É claro que a razão para as pessoas provavelmente quer o efeito de Mozart para ser verdade, mais de aprender um instrumento musical, é que ouvir Mozart é passiva, leva nenhum trabalho e geralmente é agradável de ouvir enquanto faz outras coisas (daí o impulso). Aprender um instrumento e tocar música é difícil e leva uma quantidade incrível de trabalho. Mas, no final, se você quer maximizar seu ou potencial relacionado cérebro de seus filhos, este tipo particular de trabalho tem sido comprovada para pagar em espadas.


Bônus Fatos:
  • Curiosamente, um estudo recente do Dr. Timo Krings mostrou que pianistas realizada há melhor do que os não-músicos em executar os movimentos dos dedos complexos. No entanto, quando seus cérebros foram escaneados durante estes movimentos dos dedos complexas, verificou-se que os cérebros dos pianistas tinham significativamente menos atividade do que os não-músicos, o que implica o cérebro dos pianistas foram de forma mais eficiente com fio para fazer os movimentos dos dedos complexos.
  • Pensa-se que aprender a tocar música aumenta o número de conexões dentro de neurônios no cérebro, bem como cria novos caminhos em todo o cérebro. De fato, exames de ressonância magnética do cérebro de músicos de formação clássica, em comparação com não-músicos mostraram um trato nervo fibra ampliado significativamente (cerca de 10-15% mais espessa) entre os dois hemisférios do cérebro. Essa diferença foi particularmente acentuada nos músicos que tinham começado o treinamento antes dos sete anos de idade. Pensa-se este corpo caloso alargada melhora as habilidades motoras ea acelera a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro. Outros estudos têm verificado essas reivindicações e também demonstrou um aumento nas conexões nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela emoção e memória.
  • A idéia de que ouvir Mozart ajuda o cérebro de alguma forma, na verdade, vai todo o caminho de volta para a década de 1950. Naquela época, Alfred A. Tomatis, uma orelha, médico nariz e garganta alegou que jogar Mozart a alguns dos seus pacientes drasticamente auxiliado na fixação de fala e alterações auditivas, entre outras coisas. Em 1991, ele publicou um livro sobre o assunto intitulado Pourquoi Mozart na qual explicou que sentiu que ouvir Mozart ajudou a treinar o ouvido, proporcionando diferentes freqüências para o ouvido para perceber. Ele também sentiu que promoveu a cura e ajudou no desenvolvimento do cérebro.
  • O "efeito Mozart" foi registrado pelo músico Dan Campbell, que, em seguida, criou uma linha de livros e CDs divulgando esses produtos como uma forma de aumentar o QI das pessoas, dando especial atenção a crianças. Ele também apregoa lista e ler o seu produto como uma forma de melhorar a saúde. ? Óleo de cobra muito ;-) Com toda a justiça, porém, ouvir música clássica pode ter um efeito calmante, dependendo do que você está ouvindo e gostos da pessoa específica em música, o que poderia, presumivelmente, ajuda na saúde, reduzindo o estresse, de modo que ele pode realmente ser direita em que um, em alguns casos.
  • Flórida, Geórgia e Tennessee todos têm de reservar o dinheiro para fornecer a música clássica para bebês e crianças em seus respectivos estados, em grande parte como resposta a esse mito "Efeito Mozart". Talvez eles deveriam investir esse dinheiro na poupança programas de música da escola que estão constantemente sendo cortar ou se livrado em muitos estados em toda a América.
  • Há uma estação de tratamento de esgoto alemão que toca Mozart non-stop, que alegam ajuda a quebrar os resíduos mais rapidamente. Eles têm essa idéia de reivindicações anedóticas por botânicos que tocar música para as plantas vão ajudar as plantas crescem mais rápido e mais saudável. Eles imaginaram que talvez o mesmo efeito seria visto com os micróbios que ajudam a quebrar o esgoto.

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